Riopalm® é o grande destaque na 1ª edição do Rio Orgânico.

A SAVE Agroindustrial surpreendeu os visitantes da 1ª Rio Orgânico RJ, realizado recentemente na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Os palmitos Riopalm®, novidade produzida e beneficiada na região Serrana do Estado, levou muitas pessoas a comentarem e experimentarem pela primeira vez a leveza e o paladar apurado do palmito de palmeira real australiana, que são muito proximos do palmito da palmeira nativa juçara, cuja extração está proibida por constar da lista das expécies em extinção da Mata Atlantica. Desta ultima, sairam os palmitos que ganharam fama no exterior e fizeram do Brasil o maior exportador de palmito do mundo, até os anos 70.

A primeira reação é sempre de curiosidade. Empresários, trabalhadores e mais tarde o público em geral, olhavam com atenção aquele produto, embora tão conhecido e apreciado dos brasileiros. A primeira pergunta geralmente era: O que é produto orgânico? A resposta surpreendia, é aquele produzido sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, alem de levar em conta principios de conservação da natureza e de sustentabilidade ambiental. A Riopalm®, que está há cerca de um ano e meio no mercado, esta localizada numa fazenda dentro de uma reserva ecológica, entre os municipios de Nova Friburgo e Teresopolis, participou de 21 a 24 de julho da 1ª edição da Rio Orgânico e o sucesso foi garantido.

Muitos expositores chegaram ao estande da Riopalm® para ver de perto o que estava gerando tamanho interesse. Amplamente conhecido além fronteiras, por sua excelência, o palmito brasileiro representado pela Riopalm® surpreendeu até o mais simples dos paladares. Ao levar uma pequena fatia laminada de tolete até a boca, regada de azeite de oliva e orégano, ou acompanhado por uma fatia de queijo de leite de cabra, a reação era sempre a mesma. Com cara de desconfiança e segundos depois com um sorriso, os visitante diziam: “é uma delícia, não consigo explicar o gosto, é leve, saboroso, macio... simplesmente maravilhoso”.

Esta foi uma das primeiras feiras que a Riopalm® participou no Rio de Janeiro e o resultado não poderia ter sido melhor.

Parceiros da Save, como a Abio, Sitio do Moinho e Cultivar Orgânico também se destacaram na feira. Com produtos de alta qualidade mostraram o potencial fluminense na produção de frutas, hortaliças, doces e varios outros produtos orgânicos. Para o diretor Mário A. Signorelli, a Rio Orgânico RJ. foi um marco para a gastronomia do Rio de Janeiro, principalmente quando se antevê um aumento da demanda por produtos orgânicos não somente como uma tendência mundial, mas pelos importantes eventos que estão por vir como a Copa de Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olimpicos de 2016, no Estado. “Ambas se destacaram. A Riopalm® por ter chegado a um público refinado e exigente e a SAVE por incorporar tudo que há de melhor em relação aos produtos organicos fluminenses”. Mário ressalta ainda que os clientes puderam degustar esta iguaria e conhecer o verdadeiro sabor da floresta sabendo que o produto provêm de um cultivo ecológicamente sustentável que prima pela preservação das espécies nativas.

Lançamento exclusivo de palmito em banda
O lançamento do "tolete banda" (toletes cortados longitudinalmente em forma de palitos) foi a grande sensação da Rio Orgânico e gerou conversas quanto a esta novidade no mercado do sudeste, já que esta apresentação de palmito era até então exclusiva da Região Sul.

Os palinetes, ou banda, fizeram muito sucesso, o que nos deixou extremamente felizes. A parceria com a Abio para vender experimentalmente este produto diretamente aos consumidores do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas já se iniciara há 6 mêses e já trouxera resultados incríveis; durante a degustação na Rio Orgânico todos também aprovaram a novidade; foi uma surpresa”, afirma Mário. Com o lançamento deste produto a SAVE consolida-se cada vez mais no mercado nacional. Além de ser reconhecida como a maior produtora de palmito orgânico do Estado, tornou-se símbolo da alta gastronomia através de chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack, Paula Labaki e Giuseppe Marino e de cozinhas famosas de grandes redes de hoteis da Orla carioca, com o apoio do Centro de Tecnologia de Alimentos do Senai/Firjan.

Produzidos de forma artesanal, e em escala limitada os palmitos Riopalm são feitos de forma a assegurar um novo patamar na produção de palmito de qualidade em consonancia com as normas de segurança alimentar. Para adquirir os produtos da Riopalm® e obter as mais deliciosas receitas de pratos preparados com palmito, basta acessar o site www.expoagroindustrial.com.br/riopalm.

Mais informações pelo telefone (21) 2745-3972 com Mário A. Signorelli.
Fotos em alta resolução do projeto, plantação e viveiro de mudas pelo email riopalm@riopalm.com.br