Riopalm® participando dos grandes eventos orgânicos de 2016 como Green Rio e Rio Gastronomia .

A SAVE Agroindustrial depois de estrear no 1ª Rio Orgânico RJ, em 2010 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tem participado desde então dos maiores eventos anuais do setor realizados no Rio de Janeiro . Os palmitos Riopalm®, cultivados e beneficiados na região Serrana do Estado, tem levado os visitantes do Green Rio, Rio Alimentação Sustentável e Rio Gastronomia a apreciarem a leveza e o paladar apurado dos palmitos orgânicos de pupunha e palmeira real australiana, este último muito proximos do palmito da palmeira nativa juçara, cuja extração está proibida por constar da lista das expécies em extinção da Mata Atlantica. Desta ultima, sairam os palmitos que ganharam fama no exterior e fizeram do Brasil o maior exportador de palmito do mundo, até os anos 70.

Na primeira edição do Rio Orgânico, a primeira pergunta geralmente era: O que é produto orgânico? Atualmente , é surpreendente o nível de conscientização da pupulação e a crescente a preferencia por produtos naturais e produzidos sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, alem de levar em conta principios de conservação da natureza e de sustentabilidade ambiental. A Riopalm®, que está há quase 10 anos no mercado, esta localizada numa fazenda dentro de uma reserva ecológica, em Cachoeiras de Macacu , na divisa entre os municipios de Nova Friburgo e Teresopolis.

Vários expositores de stands que serviam alimentos vieram visitar o estande da Riopalm® para experimentar e encomendar os palmitos . Amplamente conhecido além fronteiras, por sua excelência, o palmito brasileiro representado pela Riopalm® surpreende até o mais simples dos paladares. Ao levar uma pequena fatia laminada de tolete até a boca, regada de azeite de oliva e orégano, ou acompanhado por uma fatia de queijo de leite de cabra, a reação era sempre a mesma.: “é uma delícia, não consigo explicar o gosto, é leve, saboroso, macio... simplesmente maravilhoso”.

Esta reação tem sido uma constante nas participações da Riopalm®nos citados eventos.

Parceiros da Save, como a Abio, o INT , Sitio do Moinho, Quitanda Natural e Cultivar Orgânico também se destacaram na feira. Com produtos orgânicos de alta qualidade mostraram o potencial fluminense na produção de frutas, hortaliças, doces e varios outros produtos orgânicos. Para o diretor Mário A. Signorelli, os eventos Green Rio, Rio Alimentação Sustentável e Rio Gastronomia . têm sido marcantes para a economia e a gastronomia do Rio de Janeiro, principalmente quando se antevê um aumento da demanda por produtos orgânicos não somente como uma tendência mundial, mas pelo que se constatou durante a realização da Copa de Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olimpicos de 2016, no Estado. “Ambas se destacaram. A Riopalm® por ter chegado a um público refinado e exigente e a SAVE por incorporar tudo que há de melhor em relação aos produtos organicos fluminenses”. Mário ressalta ainda que os clientes puderam degustar esta iguaria e conhecer o verdadeiro sabor da floresta sabendo que o produto provêm de um cultivo ecológicamente sustentável que prima pela preservação das espécies nativas.

Lançamento exclusivo de palmito " in natura "
O lançamento do palmito de pupunha " in natura " (minimamente processados ) foimais uma atração do Rio Gastronomia 2016 e gerou conversas quanto a esta novidade no mercado do sudeste, já que esta apresentação de palmito era até então quase exclusiva da Região Sul e do ES.

As bandejas de palmito natural, fizeram muito sucesso, o que nos deixou extremamenteotimistas quanto ao crescimento desta forma de apresentação do produto. A parceria com a Abio e para vender experimentalmente este produto diretamente aos consumidores do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas já se iniciara com o produto processado e trouxe resultados incríveis; durante sua apresntação nos eventos todos também aprovaram a novidade; foi uma surpresa”, afirma Mário. Com o lançamento deste produto a SAVE consolida-se cada vez mais no mercado nacional. Além de ser reconhecida como a maior produtora de palmito orgânico do Estado, tornou-se símbolo da alta gastronomia através de chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack, Paula Labaki e Giuseppe Marino e de cozinhas famosas de grandes redes de hoteis da Orla carioca, com o apoio do Centro de Tecnologia de Alimentos do Senai/Firjan e a certificação do Instituto Nacional de Tecnologia-INT.

Produzidos de forma quase artesanal, e em escala limitada os palmitos Riopalm são feitos de forma a assegurar um novo patamar na produção de palmito de qualidade em consonancia com as normas de segurança alimentar. Para adquirir os produtos da Riopalm® e obter as mais deliciosas receitas de pratos preparados com palmito, basta acessar o site www.expoagroindustrial.com.br/riopalm.

Mais informações pelo telefone (21) 2745-3972 com Mário A. Signorelli.
Fotos em alta resolução do projeto, plantação e viveiro de mudas pelo email riopalm@riopalm.com.br